01/07/2020 às 19:30

Quem é Lionel Falcon?

498
7min de leitura

Hoje é a estreia do meu blog, com o objetivo de trazer informações e curiosidades sobre a Fotografia Pet e sobre os próprios Pets.

Na primeira publicação, eu não poderia deixar de falar no fotógrafo Lionel Falcon. Foi através desse grande profissional que eu aprendi a fazer Fotografia de Pets, através de um curso online com ele no site www.eduk.com.br.

Lionel Falcon é um artista com larga experiência. Atua como fotógrafo há 50 anos. Ainda na década de 90, quando estava em Miami, despertou para o mundo pet e desde então não parou mais. No Brasil e na América Latina seu trabalho é referência, pois com poucos cliques consegue capturar a alma dos seus modelos.

O argentino Lionel Falcon trabalha com fotografia desde a década de 60, quando começou a clicar celebridades no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos. A reviravolta na sua carreira veio no ano de 1997, ao trocar os famosos por modelos de quatro patas. Desde então, o fotógrafo tornou-se uma verdadeira referência no mercado pet, sendo reconhecido internacionalmente por seu trabalho.

Falcon dedica hoje os seus cliques aos animais domésticos e é referência no segmento pet. Ele desenvolveu uma linha de produtos para eternizar as imagens dos pets e atualmente produz ensaios personalizados e ainda ministra workshops de fotografia e palestras.

Dono de um espírito empreendedor, o profissional soube aproveitar todo o seu conhecimento em um nicho até então muito novo. “Em 1997, eram praticamente inexistentes os fotógrafos especialistas em animais domésticos. Foi a partir daí que decidi encarar o desafio de ser pioneiro no segmento”, conta Falcon. Atualmente, ele produz books sob encomenda e retratacães, gatos, pássaros e cavalos em objetos como ímãs de geladeira, mouse pad, entre outros.

A linha de produtos estampada pelo fotógrafo tem um charmoso acabamento artesanal e alguns itens podem ser adquiridos de forma personalizada, um incentivo a mais para os donos que desejam guardar as imagens dos animais de forma mais criativa. “Meu objetivo através dos cliques é captar cada segundo espontâneo e marcante do pet. A beleza natural atrai olhares, pois o animal em si é lindo de todas as formas, com ou sem raça definida. Quero que o amor e o encantamento transmitidos pelos animais fiquem eternizados”, diz o fotógrafo, que para eternizar seu trabalho e conhecimento, está projetando a criação de um livro com algumas de suas melhores imagens e conteúdo diferenciado.

Bate papo com o Mestre!

Roberto Ramos – Como surgiu a fotografia de Pets na sua vida?

Lionel Falcon – Fui foto repórter, trabalhei em eventos, fiz fotos de crianças em uma etapa da minha vida em Israel. Morei lá por 2 anos. Nem imaginava fotografar Pets. Aí com o tempo fui morar em Miami. Trabalhei com celebridades (tipo paparazzi). Foi nesse período que comecei a ouvir sobre a Fotografia de Pets. Eu sempre gostei de animais. Se você não gostar de animais jamais poderá ser fotógrafo de Pets. Então uni os dois, fiz um link perfeito da fotografia com os animais. Aí decidi ficar mais um tempão em Miami e depois voltei para Buenos Aires que é a minha terra natal. Em Buenos Aires não deu certo. As pessoas não valorizavam a fotografia Pet. Fiquei por quase dois anos na Argentina. Fui o pioneiro em montar um estúdio fotográfico para animais por lá. Os argentinos ainda não estavam com cabeça evoluída para aceitar um fotógrafo de Pet. Fiz muitas matérias, produções, montei meu primeiro estúdio fotográfico numa rede de segmento Pet que estava começando. Mas não rolava. Não faturava. Na Argentina já estava sabendo do crescimento da fotografia de Pet no Brasil. Era o maior mercado da América Latina.

Eu já tinha morado aqui no Brasil na década de 70. Trabalhei para a Editora Abril e para gravadoras de LP. Daí tomei a decisão de ir para um lugar que já conhecia, falava portunhol, já conhecia mais ou menos o idioma. Vim para São Paulo e me aliei a uma das maiores empresas do mercado pet da América Latina que é a PETZ. Em outubro agora completo 18 anos que estou na PETZ e 20 anos que moro em São Paulo.

Roberto Ramos – Como você descobriu a sua linguagem na fotografia Pet?

Lionel Falcon – Eu fiz um curso de adestramento com o intuito de ter mais ideias e alguns macetes que me acabaram servindo para poder interagir com os Pets. Daí isso foi me dando mais força e acreditando mais no meu trabalho e na minha sensibilidade para fotografar a alma dos animais. Com a minha experiência de paparazziem Miami me ajudou muito pois tinha que ser rápidofotografando as celebridades. Se você não for rápido, perde a fotografia, perde o momento da imagem. Então juntei minha sensibilidade com a rapidez. Por isso cheguei nesse caminho e focalizei. Deixei outro segmento da fotografia para focar noPet. Na vida você tem que focalizar. Não se pode estar na missa e na procissão.

Roberto Ramos – Você prefere ensaio em estúdio ou externas?

Lionel Falcon – Eu gosto de trabalhar muito no estúdio. Eu faço externa, mas prefiro mais o estúdio. Trabalhar no estúdio você consegue dominarmelhor o animal. De ter uma interação muito mais direta e rápida.

Roberto Ramos – Você já fotografou vários animais, além dos cachorros e gatos, como cavalos, corujas, gavião, leão, tigre, entre outros. Dentre eles qual o mais difícil de fotografar e por quê?

Lionel Falcon – Por incrível que pareça o animal mais difícil de fotografar é o animal humano. Por quer o humano tem que estar sempre bonitinho, tem que estar lindo, tem que ter um perfil ideal, uma maquiagem, um cabelo, tudo arrumadinho. Conclusão, você não trabalha com a espontaneidade e a pureza. A espontaneidade e a pureza dos animais são únicas. Daí a fotografia Petser a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Aí é que está a magia da fotografia Pet. Por isso já estou atuando22 anos nesse mercado. Me tornei referência e conhecido internacionalmente.

Roberto Ramos – Como surgiu a ideia dos workshops e palestras?

Lionel Falcon – Não tenho a necessidade de guardar nada e tenho a capacidade e sabedoria de transmitir. Eu acho que o que eu ensino está dedicado a pessoa que tenha boa cabeça,sensibilidade e aceitação para poder capacitasse. É transparente! Não invento nada. Muitos resolvem as coisas com o photoshop, com todo respeito para quem usa. Mas antes de usá-lo tem que aprender a clicar. A primeira coisa é clicar e depois vai para o photoshop,caso necessário. O photoshop é uma maquiagem. A gente só o usa para coisas mínimas como enquadramento, uma composição. Ajeitar um pouco a luz por quer estar estourada, equilibrar a saturação, o brilho e pronto! Não inventar para não se tornar falso. Não se pode querer transformar os Pets em humanos. Eu respeito! Cada qual faz o que quer. Eu sempre prefiro ser o mais natural possível e retratar a alma dos animais. Me especializei em retratar a alma deles. Tem que respeitar os padrões e características de cada raça e espécie.

Roberto Ramos – Qual a sua dica para quem quer começar na Fotografia Pet?

Lionel Falcon – A primeira dica é seja paciente, criativo e rápido! Unir essas coisas são o básico. E ter um lugar, um cantinho preparado com amor, com silêncio, com uma música suave para conquistarboas imagens.

Exposições e parcerias de sucesso

Os trabalhos do argentino já estiveram em diversas exposições, publicação em jornais e revistas, além de ele também ter sido homenageado no aniversário de 450 anos da capital paulista, no projetoPovos de São Paulo”. Outro trabalho de grande sucesso de Lionel foi a parceria com a Telefônica. Em 2007, o fotógrafo assinou quatro séries de cartões telefônicos, sendo a última um especial com imagens de cães vira-latas acompanhadas de artigos da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Os cartões com a assinatura de Lionel foram sucesso absoluto de vendas e resultaram, em 2014, na exposição Vira-Latas.

Vira-Latas foi segunda exposição do tipo feita por Lionel. A primeira, realizada em janeiro de 2012, reuniu no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, retratos de cachorros resgatados das ruas e que tiveram suas histórias modificadas graças ao carinho e cuidado dos adotantes. As fotografias fizeram parte de um calendário do projeto Celebridade Vira-Lata, que teve sua renda revertida para ações como a castração gratuita de animais. Além das exposições em espaços culturais, Lionel também disponibiliza seus trabalhos em expos itinerantes, a nível nacional e internacional.

Aproveitando sua experiênciaem registrar celebridades, não deixou de fotografar famosos apaixonados por animais em companhia de seus amigos de quatro patas. Entre eles estão Adriane Galisteu, Sheila Melo, Mari Alexandre, Ronnie Von e o ator Nico Puig. Atualmente, o fotógrafo possui um novo estúdio, na matriz da rede de Pet Shops Petz, totalmente reformulado e adaptado para receber os modelos pets que serão clicados.

Workshops de fotografia

Lionel Falcon realiza ainda workshops de fotografias na matriz da Petz, em São Paulo. O principal objetivo do curso é explorar o talento do aluno. Voltado para fotógrafos não-profissionais que amam animais e fotos, groomers, criadores, passeadores, etc, o workshop tem um número reduzido de participantes e também individual (particular), para que cada um possa receber uma boa orientação prática. São dadas dicas de iluminação, noções de posicionamento de câmera, entre outros temas. Além disso, ele ensina a prepararo bichinho para as fotos e atrair a sua atenção durante o ensaio.

Segue abaixo algumas das fotos de Lionel Falcon.

Agradeço profundamente aos ensinamentos do meu mestre Lionel Falcon. Quando estava desempregado ele me fez ver uma luz no final do túnel com esse novo nicho de trabalho. 

Para conhecer o trabalho de seu aprendiz Roberto Ramos Fotografia de Pet, CLIQUE AQUI

Contatos de Lionel Falcon:

Emaillionelfalcon@gmail.com

Facebook:lionel.falcon.5

Instagram: @lionelfalcon

Youtube: Lionel Falcon

Site:www.lionelfalcon.com

Contatos de Roberto Ramos:

Email: robertoramosfotografias@gmail.com

Facebook:robertoramosfoto

Instagram:@robertoramosfotografias

Site:www.robertoramos.com.br

01 Jul 2020

Quem é Lionel Falcon?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

argentino fotografia pet fotografo de pet lionel falcon palestra pet pet recife roberto ramos sao paulo workshop pet

Quem viu também curtiu

17 de Jul de 2021

Fotografia Pet com Luca Watanabe.

19 de Ago de 2021

Cantinho da Filó - Um abrigo de cães e gatos de rua no Recife.

05 de Set de 2020

Clínica Veterinária Dra. Patrícia Barroca - Uma grande parceria.

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp